Alimentação saudável
Viver bem é comer bemA importância de uma alimentação saudável e equilibrada | |
Índice
RESUMO 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 Princípios para uma alimentação saudável 3 Erros alimentares e suas consequências 4 Alimentação na idade escolar 6 Educação alimentar na escola 6 Roda dos alimentos 6 OBJECTIVOS 7 CARATERIZAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO 7 METODOLOGIA UTILIZADA 8 Conclusões extraídas da análise das respostas 8 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ACTIVIDADES 9 RESULTADOS ESPERADOS 9 ORÇAMENTO 9 CRONOGRAMA DO PROJETO 11 AVALIAÇÃO 11 REPLICAÇÃO DO PROJETO 12 Bibliografia 13 ANEXOS 14
RESUMO
No âmbito da unidade curricular de Educação e Intervenção para a Saúde, lecionada pelo professor Mário Oliveira e pela professora Cecília Monteiro, foi-nos proposta a realização de um projeto de educação para a saúde, em que fosse necessário trabalhar no âmbito da sensibilização, prevenção e intervenção.
Face à crescente globalização que se faz sentir nas sociedades atuais e á alteração dos hábitos de vida da população, que muitas das vezes traz problemas para o indivíduo, projetos de sensibilização e educação para a saúde são imperativos. Entre os vários comportamentos inadequados, encontra-se a alimentação desequilibrada.
É, portanto, urgente conhecer os hábitos alimentares das populações, a fim de se poder avaliar as situações e agir, em caso de existência de erros alimentares.
No caso das crianças, torna-se ainda mais urgente, uma vez que é precisamente na infância que se criam os hábitos alimentares, que ficam muitas vezes estabelecidos ao longo da vida.
Com este projeto pretendeu-se, desta forma, conhecer-se os hábitos alimentares de um conjunto de crianças do concelho da Batalha, com o intuito de realizar um jogo pedagógico destinado às mesmas. Este terá como objetivo colmatar algumas más práticas relativamente à alimentação e sensibilizar para a importância de uma alimentação