Alimentação Saudável
“A INFLUÊNCIA DO MARKETING NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS.”
A escola é uma instituição cujo objetivo é possibilitar o conhecimento aos educandos, preparando-os para viver bem em sociedade, formando cabeças pensantes, cidadãos éticos e críticos. Ela é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação. É necessário garantir a saúde física e mental dos alunos. Desenvolvendo o bem estar, abriremos espaço para extinguir alguns inimigos do processo de ensino – aprendizagem.
A promoção da alimentação saudável no ambiente escolar procura desenvolver conhecimentos e habilidades para o cuidado com a saúde. Além disso, fomenta uma análise crítica e reflexiva sobre os valores, as condutas, as condições sociais e os estilos de vida, buscando fortalecer tudo aquilo que contribui para melhoria da saúde e do desenvolvimento humano.
Sabemos que a obesidade tem aumentado em todos os segmentos sociais e nas diversas faixas etárias, como resultado do elevado consumo de alimentos de alta densidade energética e da redução da prática de atividade física. A mídia vem cumprindo um importante papel na evolução dessa problemática, contribuindo e estimulando o consumo de alimentos sem valor nutricional. Além disso, utiliza-se de estratégias de marketing para captarem as crianças. “As crianças são consideradas o grupo mais vulnerável a estas mensagens, pois são menos capazes de julgar criticamente sua intenção. Uma exposição de apenas 30 segundos aos comerciais de alimentos é capaz de influenciar a escolha da criança para determinado produto.”
(BORZEKOWSKI E ROBINSON, 2001).