ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Uma alimentação equilibrada associada à prática de exercício físico é essencial para a obtenção de bons resultados independentemente de se o objetivo é melhorar o desempenho do atleta ou entrar em forma. As informações sobre este assunto têm cada vez mais chamado a atenção de praticantes de atividades físicas devido aos imensos benefícios proporcionados.
Cada pessoa deve ter um plano alimentar personalizado e específico ao seu objetivo. Elaborado por um nutricionista e com base em uma avaliação detalhada das informações fornecidas pelo praticante como os horários e duração dos treinos, tipo de atividade e o período do dia no qual é realizada. Uma dieta variada deve fazer parte do cotidiano e nenhum nutriente pode ser excluído. Os objetivos serão mais facilmente alcançados quando houver uma harmonia ente o treinamento realizado e a dieta ingerida.
Para praticantes de atividade física que tem como objetivo a hipertrofia muscular ou o emagrecimento, a comparação entre valor calórico consumido e o gasto energético diário é o é o primeiro fator a ser observado. Outro elemento de papel fundamental são os alimentos consumidos antes, durante e após o exercício físico.
A alimentação aliada ao exercício proporciona diversos benefícios: equilibra as necessidades energéticas do indivíduo; oferece os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva; permite uma recuperação mais rápida e adequada; atua como um recurso ergogênico; reduz a ação dos radicais livres; evita situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.
Diversos praticantes de atividade física têm dúvidas sobre como alimentar-se antes e após o treino. Cerca de 50 minutos antes da atividade física é recomendada uma refeição leve, composta por frutas, suco natural, biscoitos ou pães integrais. Durante a prática deve-se manter uma hidratação contínua, em pequenos goles e em caso de atividade superior à 60 minutos, para não