Alimentação saudavel
A incidência de obesidade vem aumentando de forma assustadora em todo o mundo, tanto em adultos como em crianças. Entre as explicações para este avanço estão as mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares, em que se observa cada vez mais a procura pelos fast foods, assim como o incremento do consumo de alimentos industrializados ricos em colesterol e gorduras saturadas.
Em maio de 2004, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a “Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde” proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil foi um dos signatários dessa iniciativa, cujos obetivos são estimular as nações a desenvolverem políticas de alimentação saudável e incentivar a prática da atividade física, na tentativa de reverter ou prevenir erros na alimentação e o sedentarismo que vêm sendo observados em todo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.
A preocupação com a qualidade de vida é um tema constante para grande parte das pessoas, no entanto, definir o conceito de “vida saudável” não é uma tarefa fácil. Em linhas gerais, especialistas de diversas áreas do conhecimento científico concordam que para se alcançar este ideal de saúde é preciso combinar alimentação equilibrada com atividades físicas frequentes. A junção da falta de tempo com o estresse gera um efeito negativo até mesmo nas pessoas que pretendem mudar seu estilo de vida.
Se você deseja ter uma vida mais saudável é de suma importância realizar uma autoavaliação, aliada a muito esforço e disciplina, mas o qual é possível superar quando o objetivo maior for saúde e qualidade de vida. Também é preciso dar atenção para a regularidade, variedade e qualidade dos alimentos que são ingeridos. Pessoas que não tomam café da manhã, em geral, tendem a passar dos limites no almoço, por isso o recomendável é que não se pule nenhuma refeição. Tente alimentar-se em intervalos entre três e quatro horas e lembre que, ao