Alimentação saudavel
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Uma alimentação adequada não está apenas relacionada com a manutenção da saúde, mas também com um comportamento socialmente aceitável, flexibilidade e satisfação. E para alcançar essa satisfação, deve-se conhecer o corpo e limitações, além de suas necessidades nutricionais. Não existe uma dieta capaz de atender a todos porque uma dieta é montada a partir da análise da rotina, dos objetivos, problemas de saúde, e as indispensabilidades da idade de um indivíduo. Logo as recomendações de quem alcançou seus objetivos por meio da mesma se tornam dispensáveis.
1.ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual se deve comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso e as crianças se desenvolvam física e intelectualmente. Adicionalmente, a escolha dos alimentos não envolvem somente a busca pelo peso ideal, mas também a de uma saúde plena.
A alimentação correta, saudável, equilibrada e com suficiente aporte de calorias e nutrientes é essencial para o bem-estar e uma boa qualidade de vida. No mesmo sentido, a qualidade de vida é crescentemente vista como expressão da felicidade, inclusive sob a perspectiva filosófica. “Que a comida seja o teu alimento e o alimento o teu remédio” (Hipócrates).
A escolha de alimentos certos, na proporção correta, bem como a prática de exercícios físicos com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde.
2.DIETA
Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra