Alimentação saudavel
A questão da disciplina tem representado um grande desafio para a maioria dos professores. Segundo Maria Teresa Estrela, disciplina é marcado pela sua polissemia, parte de um conceito de disciplina compreendida como comformidade exterior as regras e aos costumes, passa por um estádio em que é compreendida como conformidade simultaneamente exterior e interior e chega a uma concepção.
Na obra de comenio "Didática Magna", publicada no século XVII; há um capítulo exclusivamente destinado a questão da disciplina escolar.E´verdadeiro o seguinte provérbio usado na língua popular boema: 'uma escola sem disciplina é um moinho sem água'. Efetivamente assim como se tira a água do moinho, ele para necessariamente, assim também, se na escola falta a disciplina, tudo afrouxa.
Mais adiante, Comenio explica quando e por que a disciplina deve ser utilizada, creio que é doutrina aceite por todos que a disciplina se deve excercer contra quem exorbita, mas não porque exorbitou. Coerente com sua concepção sobre a arte de ensinar, cabe ao professor previnir e vigiar para que a desobediencias regras não aconteça. Na verdade Comenio refere-se, no caso, a dois fenomenos distintos, subjacentes a essas afirmações: o primeiro deles diz respeito aos comportamentos dos alunos, incluindo as questões relativas á interação entre professores e alunos. Procuremos nesse trabalho apresentar como as diversas concepções sobre disciplina, buscando, com isso, esclarecer as raizes de alguns dos significados que o termo disciplina tem assumido.
A Disciplina e a Atividade Intelectual
Os princípios de eficiência e ordem que encontramos expressos nos fundamentos dos métodos propostos por Comenio, foram também utilizados pelos jesuitas, na frança do século XVII. Além disso, Durkheim, incorporam na ação educativa uma característica típica da ética cristã, para Durkhem, ela chegou a determinar a própia concepção de educação intectual . O cristianismo, ao contrário, assumiu rapidamente a