Alimentação no desenvolvimento humano
467 palavras
2 páginas
Desenvolvimento dos Aspectos Nutricionais Uma alimentação saudável é de suma importância para o desenvolvimento humano, visto que nosso organismo precisa de nutrientes essenciais para um funcionamento regular e equilibrado. Nas várias etapas de desenvolvimento – gestacional, infantil, adolescência, adultez e velhice – cada grupo tem sua especificidade alimentar, que não é uma regra, que torna este desenvolvimento saudável. Uma gestante precisa, por exemplo, consumir ácido fólico, que evita má formação fetal, como prevenir defeitos do fechamento do tubo neural. Encontramos o ácido fólico em verduras verdes, grãos integrais, legumes, ovos, dentre outros. Vale ressaltar o consumo de micronutrientes como o cálcio (leite integral, ricota, queijo), ferro (lentilha cozida, agrião, pão, cereais), vitamina A (manga, cenoura crua, couve, fígado bovina), vitamina C (laranja, morango, goiaba) vitamina D (fonte: luz solar), zinco (evita a má-formação congênita) e água, que são nutrientes que deverão ser consumidos ao longo da vida.
Após o nascimento do bebê a mãe deve continuar a consumir estes nutrientes para, através do leite materno, transmiti-lo ao recém-nascido.
O estado nutricional da criança dependerá da maneira pela qual tenha sido alimentado nas fases anteriores de sua vida. A alimentação deve ser variada, que inclua todos os grupos alimentares (grãos, frutas, hortaliças, leite e derivados e carnes).
Deve haver consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes. E consumo adequado de alimentos ricos em cálcio.
Comer adequadamente na adolescência é o caminho para uma vida adulta mais saudável. Os adolescentes têm grandes necessidades de nutrientes, pois estão em pleno crescimento e desenvolvimento. Nessa fase, a vitamina D é importante para o fortalecimento do corpo.
Na idade adulta, é preciso preservar bons hábitos alimentares e adotar atitudes saudáveis, como atividade física com regularidade, para prevenir obesidade, aumento do colesterol, pressão