Alimentação equilibrada
CEREAIS: são sementes ou grãos das gramíneas, ou seja, as plantas com forma de espiga como, por exemplo, o trigo, o arroz, o milho, a cevada, o centeio, a aveia, etc.
TUBÉRCULOS: são as raízes mais grossas de certas plantas, onde se encontram as reservas energéticas, sendo assim muito úteis do ponto de vista nutricional. RAÍZES: São raízes : gengibre, rabanete, cenoura, mandioca, batata-doce, mandioquinha e beterraba.
Os legumes e verduras são importantes para você, pois fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia. Você deve comer, pelo menos, três porções de legumes ou verduras por dia. Algumas alternativas para deixar esses alimentos ainda mais saborosos são comê-los em sopas ou tortas.
As frutas são muito importantes na nossa alimentação e nos ajudam a manter a saúde. Elas são fonte de muitos nutrientes importantes para o organismo, entre eles as vitaminas e minerais, além das fibras, que facilitam a digestão e o funcionamento intestinal. As frutas podem ser servidas sozinhas ou junto com outros alimentos, são leves, e, por serem refrescantes, são muito consumidas no verão.
É produzido pelas glândulas mamarias das fêmeas mamíferas. Contém nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. O carboidrato do leite é a lactose, dissacarídeo que se transforma em glicose e galactose pela digestão. Lactoalbuminas, lactoglobulinas e caseína são as proteínas presentes no soro. A gordura do leite é formada principalmente por triacilgliceróis com ácidos graxos saturados e insaturados, fosfolipídios e colesterol. O leite contém vitaminas hidrossolúveis (riboflavina) e lipossolúveis