Alimentação da Diatraea saccharalis
A Diatraea saccharalis ( Frabricius,1794) é a principal praga da cana-de-açúcar. É um inseto de desenvolvimento holometabólico, isto é, passa pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto (Dinardo-Miranda, 2008).
As dietas artificiais para a criação destes insetos são alimentos fabricados pelo homem para tentar substituir o seu alimento natural, e mais acessível ou conveniente no ponto de vista técnico ou econômico (PARRA, 2009). No Brasil, os trabalhos com estas dietas começaram no Departamento de Entomologia da Esalq/USP, em 1969, por Domingos Gallo, para a multiplicação da Diatraea saccharalis em um programa visando o controle biológico, por meio de traquinídeos.
Hoje em dia a Diatraea saccharalis é criada em dietas artificiais para a produção em lrga escala do agente de controle biológico da Cotesia flavipes. Ocorrem muitas variações na composição das dietas para utilização e criação de Diatraea sachharalis por conta da falta de produtos no mercado regional e o custo elevadode alguns componentes utilizados.
2. OBJETIVO
Objetivo de mostrar a sobrevivência da Diatraea sachharalis com a alimentação artificial.
Entre esses objetivos específicos:
Caracterizar a broca da cana-de-açúcar.
Explicar como é feito a sua alimentação.
Descrever com é realizado sua alimentação em laboratório.
Discutir a importância do alimento artificial, indicando as vantagens de agentes químicos.
3. JUSTIFICATIVA
Escolhemos este tema, pois trabalhamos em um Laboratório de Controle Biológico e lá vemos a criação, desenvolvimento e principalmente a alimentação da Diatraea saccharalis. E sabemos a sua importância para o combate das pragas na cana-de-açúcar; as usinas ao invés de gastar com venenos e outros materiais que tenham um custo elevado preferiram optar por este método que tem um custo menor e não polui o meio ambiente.
Para o seu desenvolvimento em