alimentaçao
Origem do Obon
Comemorado há mais de 500 anos, o Festival Obon é originário do budismo chinês, com intenção de salvar os mortos que não conseguem desencarnar. A celebração foi adotada pelos japoneses e tornou-se um em evento para cultuar a memória dos antepassados.
Origem do Bon Odori
Um dos principais eventos do Festival Obon é uma dança folclórica, de participação coletiva e popular, chamada Bon Odori. Uma lenda contada no sutra “Urabon-kyô” fala de um monge zen, chamado Mokuen, que se destacava dos demais por ter uma poderosa visão transcendental. Mokuen se concentrava e, assim, seu espírito tanto podia viajar por mundos desconhecidos como ter a visão do que estava acontecendo em qualquer dimensão. O Urabon-kyô conta que a dança Bon Odori surgiu a partir de Mokuen, após ele dançar de felicidade por ter suas orações atendidas pelo sagrado Buda.
Bon Odori (Foto: Japan Stock Photo)
Bon Odori (Foto: Japan Stock Photo)
Cerimônia Toro Nagashi
Cerimônia Toro Nagashi no Chidorigafuchi Park, em Tóquio (Foto: Aflo Images)
Cerimônia Toro Nagashi no Chidorigafuchi Park, em Tóquio (Foto: Aflo Images)
No fim da tarde do último dia do festival é realizada a cerimônia Toro Nagashi, que consiste em depositar lanternas de papel (chouchin) em rios, lagos e mares.
Os participantes depositam lanternas flutuantes com o nome dos falecidos escritos nelas, com o intuito de homenagear as almas