Alimentaçao de atletas de mma
Alimentação segundo Dra. Gabriela Zugliani, Nutricionista Ortomolecular e Esportiva que trabalha com alguns atletas profissionais de MMA no Rio de Janeiro.
Um esporte tão complexo como o MMA requer preparação de verdadeiros superatletas de seus praticantes em alto nível. Por serem submetidos a um treinamento intenso e de alto impacto, os lutadores precisam estar bem preparados para suportar toda a carga imposta por treinadores e preparadores físicos. Para isto, além de descanso apropriado, a alimentação tem um papel fundamental no desempenho destes atletas.
“Com a suplementação, há uma melhora no desempenho e um equilíbrio no estresse físico e mental gerado pela competição. A quantidade necessária destes macro e micronutrientes para um atleta realmente é grande e a demanda energética é muito alta. É preciso complementar a alimentação com suplementos, pois não há como ingerir uma quantidade tão grande desses nutrientes sob a forma de alimentos”
Para começar então, o líquido mais precioso da natureza. “Dois litros de água por dia é geralmente suficiente para eliminar as proteínas em qualquer atleta.A falta de água na dieta de um lutador irá resultar em excesso de gás e má digestão da proteína que ele consome”. E a água não tem apenas função de limpeza no organismo. “Em grande quantidade, realmente estimula o organismo a produzir GH (hormônio do crescimento)”
Suplementos
Pré-Treino
Maltodextrina/Dextrose: um produto bastante útil no pré-treino é a maltodextrina. “Ela pode ser utilizada cerca de quinze minutos antes do treino para promover um adicional na energia sem picos de insulina ao atleta.”
A alimentação durante a atividade física também é importante
A cada meia hora de treino, além da hidratação, deve-se ingerir de 30 a 60g de carboidrato de rápida absorção, que garante melhora do desempenho.
Pós-Treino
Whey Protein:As proteínas atuam na construção muscular por isso são indispensáveis.