alimentador automatico para peixe
Objetivo do Projeto: Criar um aparelho que alimentasse os peixes automaticamente, sem que precise de uma pessoa lá para fazer este serviço.
Descrição do Processo: O sistema se baseia num princípio de canhão de ar comprimido, um motor de geladeira comprime o ar para um reservatório de ferro, até atingir uma pressão de 60psi, que é regulado por um pressostato. Ao atingir a pressão desejada o pressostato corta a passagem de energia para o motor, foi usada uma válvula de máquina de lavar para poder disparar o ar. A válvula é de tensão 127v que possuiu um relé para poder ser acionado pelo computador através do arduino. O sistema possui regulagem de horário, porque o projeto foi desenvolvido para ser usado em um lago, funcionando no horário programado para despejar a ração para os peixes. O foco do projeto é lançar ração em uma distância de mais ou menos 8 metros para atingir o centro do lago, podendo alimentar os peixes maiores, que pelos os estudos feito foi concluído que eles ficam mais no centro do lago.
Variáveis do Processo: O tempo em que vai ser lançada a ração que vai depender da programação e necessidade do usuário, a distância que dependendo do vento e condições climáticas podem variar, a quantidade de ração que é lançada, pois o tamanho da ração pode não ser padronizado.
Materiais Utilizados no Projeto: Motor de geladeira, reservatório de ferro para o ar, Reservatório de Ração, Pressostato, Válvula de máquina de lavar, relé, Computador para programação, arduino, e tubos de ferro para a construção do canhão.
Tipo de Automação: Industrial, Pode ser utilizado em um criatório de peixe, ou em um lago de pesca.
Equipamentos Aplicados na Automação: Sinalização: Uma lâmpada florescente para indicar estado funcionamento (Ligado/Desligado) Comando: Computador Proteção: Pressostato que regula a pressão em 60psi Regulação: Angulação do cano que determina a quantidade de ração lançada