Alimentacao
Vários fatores contribuem para a obesidade, entre eles, a compulsividade alimentar, alimentar-se mal, por gulodices ou desleixo, e também comer muito durante a noite. Mas o problema está, em regra geral, nos erros alimentares: demasiadas gorduras e açúcar, poucas proteínas ou fibras, e uma má repartição das refeições ao longo do dia.
2. Por que alguns alimentos engordam mais do que outros?
O fato de um alimento engordar mais que outros, está ligado a quantidade de calorias, gorduras e até mesmo o carboidrato ingeridos pelo ser humano. Além de serem calóricos, aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Alimentos com alta quantidade de calorias/gorduras: batatas fritas, carnes vermelhas, carnes fritas, bebidas adoçadas com açúcar, alimentos industrializados, preparados com muita gordura, salgadinhos, etc.
3. Por que certos alimentos são considerados mais saudáveis?
São considerados alimentos mais saudáveis os que são 100% naturais (que não foram refinados ou processados de forma alguma). Também os mais ricos em nutrientes( que possuem algo que faça extremamente bem para a saúde, como vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras, etc).
4. O que é desnutrição?
Desnutrição é uma doença que ocorre quando há uma deficiência de certos nutrientes vitais na dieta de uma pessoa. E essa deficiência não atende as demandas do organismo, tendo efeitos sobre o crescimento e também outras funções do corpo. Geralmente afeta crianças e idosos.
5. Qual é sua causa?
Algumas das causas da desnutrição são a fome, a má alimentação (dieta inadequada), distúrbios gastro-intestinais, deficiência de vitaminas na dieta (vitamina A , B1, B2, B6, B9, E, K) e determinados problemas médicos.
6. Uma pessoa acima da massa corporal ideal pode estar desnutrida?
Sim, uma pessoa acima da massa corporal ideal pode estar desnutrida, embora comendo muito, pode sofrer a chamada fome oculta, uma deficiência de vitaminas tão