Alimenta O E Outras Doen As
POSTADO POR LI KUVASZ (HTTP://WWW.KUVASZPAULISTA.COM.BR)
Doença do Carrapato – Erliquiose e
Babesiose
Conhecida como doença do carrapato, a erliquiose e a babesiose são doenças transmitidas pelo carrapato, o carrapato pica um animal doente e depois pica um animal sadio, transmitindo assim estas doenças conhecidas como doença do carrapato. Não dá para falar de uma sem falar da outra.
A doença do carrapato conhecida como erliquiose é uma doença infecciosa comum, que acomete o sangue dos caninos e é transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus (marrom).
O parasita da erlichiose destrói a integridade das células sanguíneas do cachorro, é uma doença grave, mata 80 % dos cães infectados porque pode não manifestar sintomas no animal, no início da doença, é assintomática, geralmente os sintomas mais perceptíveis só são percebidos em estágios avançados.
A infecção do cão sadio pela doença do carrapato se dá no momento do repasto do carrapato infectado. Após um período de incubação de 8 a 20 dias, se multiplica no fígado, baço e linfonodo.
O diagnóstico da doença do carrapato é obtido através de hemograma e a doxiciclina é o antibiótico de escolha no tratamento desta infecção.
(http://www.blogdocachorro.com.br/wpcontent/uploads/doencadocarrapato erliquioseebabesiose.jpg) Doença do Carrapato – Babesiose ou Erliquiose
Os sintomas da doença do carrapato da erliquia e da babesia são muito parecidos, devido à destruição de células, causará uma forte anemia que dará ao cachorro: 1. fraqueza,
2. apatia,
3. falta de apetite,
4. febre,
5. as mucosas ficam pálidas,
6. fácil de notar examinando gengivas e conjuntiva.
7. Nos estágios mais avançados ele poderá ter hemorragias e dificuldade respiratória. Às vezes, o veterinário não sabe por qual destas enfermidades o cachorro é afetado, o diagnóstico apenas pelo hemograma não dá esta resposta precisa, portanto, ele se baseia para ambas pelo histórico de carrapatos,
redução