Aliençao Moral
Alguma das questões polemica sobre a concepção da metodologia no serviço social, uma delas é a questão se existe ou não uma metodologia no serviço social, a segunda é a diferença entre metodologia do conhecimento e metodologia de ação e que se a questão teórico-metodológico daria conta das grandes correntes do pensamento social, ou se seria necessário comtemplar outra dimensão, ou se existiria outra metodologia especifica, a terceira é que aparece um debate entre a diferença do teórico-metodológicas e as estratégias, técnicas e procedimentos da intervenção profissional.
Entretanto a quarta questão é o perigo da formalização das teorias sócias, para isso tem que estar atento para a qualidade do tratamento analítico, e também corre o risco de estar sendo substituída no campo de ensino da metodologia, mais como devemos fazer para enfrentar essas questões?
Primeiramente devemos problematizar a chamada da metodologia do serviço social, esclarecer o significado dessa profissão na sociedade, indicar elementos que possam definir o significado da profissão na sociedade e também elucidar e recuperar as raízes teóricas das quais o serviço social é caudatário.
Portanto o serviço social cresce e se expande em nossa sociedade como parte de uma estratégia entre o proletariado. Ele se desenvolve como profissão na divisão social do trabalho, como estratégia de classes. O serviço social cresce no universo cultural do pensamento humanista-cristão e se moderniza nos quadros do pensamento conservador europeu.
O serviço social não se afirma como necessário na sociedade, como um ramo do saber e sim como um tipo de especialização do trabalho na sociedade que carrega em si um suposto de explicação da vida social, e que o serviço social é uma intervenção de uma metodologia da ação profissional, e se institucionaliza como profissão como divisão social e técnica do trabalho.
A pratica social não se revela na