Alienação e dominação ideológica
- É a partir da formação da “consciência ideológica” que se cria as condições necessárias para a alienação.Uma sociedade vivendo ilusoriamente e tendo seus sentidos de realidade usurpados, torna-se extremamente vulnerável a esse mal.
- As idéias de uma das classes sociais - a dominante e dirigente - tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.
Alienação social:
Está ligada ao senso comum na sociedade
Exemplo: “ A explicação da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa ou por vontade divina ou por inferioridade natural”. Esse senso comum social resulta de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita por pensadores, que descreve e explica o mundo a partir do ponto de vista da classe a qual pertencem, a classe dominante de sua sociedade. Tal elaboração intelectual incorporada pelo senso comum social é a ideologia.
Alienação Política
É a incapacidade de um povo se orientar politicamente de acordo com seus próprios interesses; onde a sociedade é induzida, podendo ser atravéz de uma ideologia.
Exemplo: “Hitler baseava-se na ideologia nazista, que consistia na superioridade da raça ariana e condenação das raças não puras, incluindo nestas o povo judeu.” Diante disso, parte da população foi influência por sua política, através de seus discursos indutivos.
Dominação
A ideologia é extremamente utilizada como instrumento para a dominação das classes inferiores.
Os intelectuais, são os fios condutores de toda a dispersão teórica das ideologias dominantes. (Eles elaboram as maneiras de persuasão e de alienação das classes, deixando-as em um estado de “dormência social”).
A ideologia cria uma realidade autônoma, baseada numa universalidade abstrata. E é através da criação dessas realidades distorcidas que se dá o triunfo da ideologia.
Servindo como instrumento de dominação das classes, ela cria na consciência do indivíduo uma sensação de normalidade, como