Alienação moral
3.1 Tecido Conjuntivo Ósseo
3.1.1 O Tecido
O Tecido Ósseo tem a função de sustentar os esqueletos dos vertebrados. Constitui-se usando uma espécie de alavancas, usando para isso nada mais que os próprios ossos. Por ser rico em fósforo, magnésio e em uma matriz que é rica em sais de cálcio por isso, se torna um tecido rígido. Enquanto a flexibilidade se da às de fibras colágenas que estão também presentes na matriz. Mantendo todos esses componentes presentes no corpo. E além de tecido ósseo, possuem outros tipos de tecidos, como: tecidos reticular, adiposo, nervoso e cartilaginoso.
Este tecido é especializado em tecido conjuntivo e alem de ser formado pela Matriz é também formado por três células denominadas osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Além disso, são recobertos por camadas de tecidos e células, que constituem o periósteo e endósteo.
Os ossos são ricos em vasos sanguíneos e por ser uma estrutura inervada(pela qual distribui seus nervos) e irrigada, os osso são de certa formar sensíveis porem com capacidade de se regenerar e com alto teor de metabolismo contido em sua formação.
Percebe-se que ao serrar um osso ao meio ele possui duas estruturas, uma sem cavidades que se denomina Osso Compacto, e uma outra que possui cavidades que se relacionam, chamada de Osso Esponjoso.
Essa classificação foi dada de forma milimetricamente observadas pelo microscópio, mostrando que as duas são formadas por uma estrutura histológica.
Sua estrutura é definida em varias unidades que recebem o nome de sistemas de Havers. Cada um desses sistemas apresenta camadas com um mesmo centro em relação a sua matriz mineralizada, que depositadas ao redor de um canal central que concentra vasos sanguíneos e nervos e servem o osso.
3.1.2 Os canais de Havers
Os canais de Havers comunicam-se através da cavidade molecular e da superfície externa do osso, por meio dos canais transversais ou oblíquos,