ALIENACÃO E CONSUMO
Confirmando esse sentido negativo, a própria palavra TRABALHAR deriva do latim TRIPALIARE, que nomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus, próprio para atar os condenados ou para manter presos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura.
2- A humanização pelo trabalho
O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas, constrói sua própria subjetividade, além de realizar sonhos. Aprende a enfrentar conflito e exigir de si mesmo a superação das dificuldades. Se num primeiro momento a natureza apresenta-se como destino, o trabalho será a possibilidade de superação dos determinismo.
3- Ócio e negócio
“O trabalho deixou de ser libertador quando alguém cercou um terreno e se disse dono dele”
No mundo do trabalho existe os que mandam e os que obedecem. Esta relação entre trabalho criativo e o braçal não é natural, mas essa divisão forçada desde a antiguidade o trabalho braçal é desvalorizado.
4- Uma nova concepção de trabalho
Uma nova concepção de trabalho: em fins da idade média, a burguesia enriquecida começou a valorizar mais a técnica do que o ócio criativo.
. Nasce, no século XVII o fascínio pelas máquinas
. A filosofia passa a criticar o saber contemplativo.
. Surge o liberalismo político e o contrato de trabalho.
. Segundo Locke, o trabalho seria propriedade intransferível de seu autor, lhe concernindo o poder de enriquecimento.
. Paea Hegel, o trabalho dá vantagens á quem o empreende, pois a pessoa que não tem trabalha, descobre que tem menos conhecimento diante daquele que executa o trabalho.
5-O trabalho como mercadoria: a alienação
ALIENAÇÃO: Do latim ALIENARE “Afastar”; ALIENUS “Que pertence a um outro”; ALIUS, “Outro”. Portanto, alienar, sob determinado aspecto; é tornar alheio, transferir para outro o que é seu.
O trabalho alienado ou trabalho como mercadoria: a alienação, é o mesmo que , você “Perder mais do que ganhar”, já que produz para outro: