Alguns ítens do balanço patrimonial
A duplicata como o próprio nome diz, é um documento duplicado de um faturamento ou valor recebível decorrente da venda de produto ou serviço que você com prazo.
Os bancos antecipam o valor destas duplicatas descontando o juros contratados e outras tarifas/impostos. Se você tem uma duplicata de R$ 10.000,00 o banco antecipará alguma coisa como R$ 9.500,00 por ex. Será considerado o valor, o prazo e o risco (que você e o seu comprador representam).
O Banco emitirá o aviso de pagamento ao seu cliente e caso ele não pague, se você for co-obrigado, o banco devolverá a duplicata e debitará na sua conta corrente. Muitos bancos exigem que o cliente "aceite" esse desconto pois poderá o cliente alegar que fez o negócio com você e não com o banco. Em virtude disso fica impedido o pagamento direto ao credor (que já recebeu antecipadamente).
A negociação com o banco muitas vezes está dentro do pacote financeiro (conta corrente, folha de pagamento, cheque especial, etc.)
Os bancos podem cobrar tarifas, uma taxa de administração, os juros e o IOF.
É quase certo que se você bater na porta de um banco pensando só em descontar suas duplicatas obrigado a abrir uma conta ou recusado. Aí você poderá procurar uma Factoring que também descontas os cheques pré-datados que você recebe, aliás um processo bem mais seguro.
E, quanto aos critérios de apresentação gráfica do balanço patrimonial, a norma determinou que os valores descontados deveriam ser informados como conta específica, abaixo das “contas a receber de clientes”, com sinal negativo (-).
O que são Fundos de Investimento
Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.
Agora imagine que você não mora num prédio, portanto está fora do condomínio, e precisa escolher quem vai fazer a manutenção da piscina e da quadra esportiva ou quem vai