Alguns tipos de SE
Tipos:
• Exercitação: É um tipo de software que utilizam perguntas e respostas, esse tipo de software é geralmente utilizado para fixação de algum tipo de conteúdo previamente visto. Por exemplo, um professor de matemática poderia aplicar um conteúdo de equação do primeiro grau e após ter feito isso ele, junto com seus alunos, poderiam fazer uso de um software de exercitação voltado para o assunto aplicado, fazendo com que os alunos pudessem reter melhor o conhecimento previamente adquirido em sala.
• Tutoriais: É um software no qual a informação é organizada sobre uma perspectiva em que ele possa controlar a aprendizagem do aluno. Ele procura ensinar passo a passo algum conteúdo de maneira a respeitar o tempo de aprendizagem de cada um.
• Simulação: São softwares que simulam situações reais e dá a oportunidade do aluno poder errar sem se prejudicar ou prejudicar alguém. Por exemplo, os simuladores que as autoescolas brasileiras terão que adotar, esse software traz a vivência quase real de se dirigir um automóvel pelas ruas da cidade, fazendo com que a pessoa que o utilize possa ter um aprendizado mais completo.
• Investigação: Aqui se enquadram os softwares que permitem a localização de algum tipo de informação a respeito de alguns assuntos. Eles propiciam o aprimoramento da capacidade de pesquisa dos alunos, melhorando o aprendizado. Como por exemplo, uma enciclopédia onde os alunos podem digitar o que precisa encontrar e o software dá uma resposta adequada com a pesquisa.
• Aplicativos: São softwares dedicados a uma atividade específica, por exemplo: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc. Por exemplo, um professor poderia usar um editor de texto para ensinar uma criança a escrever, ou simplesmente aprender a usar o teclado do computador.
• Autoria: É um software equipado com diversas ferramentas que permitem o desenvolvimento de varias atividades que podem estimular o desenvolvimento cognitivo, a linguagem e a