Alguns Tipos de Diodos
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA DIODOS CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
Vinícius Soares de Almeida Professor: Rodrigo Amaral Bonatti
1 – DIODO ZENER
O diodo zener tem a função de estabilizar a tensão em seus terminais quando polarizado inversamente mesmo se a tensão de entrada não se manter fixa, sendo assim ele estabiliza a tensão da carga que estiver em paralelo. Para isso ocorrer deve ser aplicada ao circuito uma tensão maior do que sua tensão de ruptura [1].
Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: 1 – Quando polarizado diretamente ele funcionará como um diodo retificador, ou seja, se aplicada uma tensão abaixo da de ruptura, não ocorre a passagem de corrente mas se aplicada uma tensão acima da de ruptura (silício 0,7 V e germânio 0,3 V) aí ocorre a passagem de corrente mas sua queda de tensão continua a mesma da sua tensão de ruptura; 2 – Quando polarizado inversamente ele funcionará como um regulador de tensão, se for inserida no circuito uma tensão menor que a de ruptura (que irá variar de acordo com cada diodo zener [2]) não haverá circulação de corrente e a queda de tensão no zener será a mesma da fonte, mas se a tensão inserida for maior do que a de ruptura o diodo zener irá manter sua queda de tensão constante independente da variação da tensão da fonte [3].
Para que o diodo zener possa estabilizar a tensão, quando inversamente polarizado, é necessário que sua corrente (IZ) se mantenha entre seu valor mínimo (IZmín) e máximo (IZmáx), pois se for menor que a mínima não existirá a estabilização da tensão e se for maior do que a máxima o zener é danificado [4]. Para limitar a corrente quando o diodo zener estiver funcionando como um estabilizador de tensão e evitar que seja danificado é necessário colocar um resistor. Essa configuração evita o excesso de potência dissipada nele [2].
O diodo zener é aplicado para regulação de tensão contínua, proteção dos