alguns sistemas construtivos
É aquele em que parte das armaduras são previamente alongadas com a finalidade de, em condições de serviços, impedir ou limitar a fissura e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência. A armadura de protensão e aquela constituída por barras, por fios isolados ou por cordoalhas destinadas a produção de forças de protensão.
Protensão é um artificio que consiste em produzir numa estrutura um estado prévio de tensões capaz de melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob diversas condições de carga.
O concreto resiste bem à compressão mais não tão bem à tração
Concreto Armado
É um material resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos.
Alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração
FERRAGEM + CIMENTO + AREIA + AGREGADOS + ÁGUA = CONCRETO ARMADO
Resistência a choques, vibrações e acomodações do terreno
Resistência ao fogo
Resistência a variações térmicas
Fácil trabalhabilidade
Sua resistência aumenta ao longo do tempo
Economia em relação a estrutura metálicas, exceto em grandes vãos
Alvenaria Estrutural
As paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas: além do peso próprio, também das lajes, coberturas e carga, além de fatores externos como o vento.
Redução de custo e o menor prazo de execução maneira mais simples, rápida e barata de se construir de 3 a 20 pavimentos
PET – Vantagens:
Pedras
Alvenaria de pedra
Muros de alvenaria de pedra: apresenta como vantagens a simplicidade de construção e a dispensa de dispositivos de drenagem, pois o material do muro é drenante. Outra vantagem é o custo reduzido, especialmente quando os blocos de pedras são disponíveis no local.
Gabião: que consiste em estruturas armadas, flexíveis,