ALGUNS PRINC PIOS DA MEC NICA QU NTICA
◊ Elétrons podem se comportar como partículas ou ondas. ◊ A resolução da equação de Schrödinger fornece as funções de onda ( Ψ).
◊ As soluções fisicamente aceitáveis existem somente para certos valores de energia. O elétron em um átomo só pode possuir certos valores discretos de energia (quantização da energia). ◊ A probabilidade de se encontrar um elétron em uma dada localização é proporcional ao quadrado da função de onda ( Ψ2 = densidade de probabilidade).
◊ As funções de onda têm regiões de amplitude positiva e negativa. ◊ As regiões onde as funções de onda passam pelo zero são chamadas de nós. A densidade de probabilidade é zero no nó. ◊ Cada função de onda (Ψ) é especificada por um único conjunto de três números inteiros chamados de números quânticos (n, l, ml).
◊ Quatro números quânticos são necessários para definir o estado de um elétron em um átomo (n, l, ml, ms).
◊ Os químicos geralmente acham mais adequado utilizar uma representação visual dos orbitais atômicos ao invés das suas expressões matemáticas.
◊ Ψ pode ser descrito como o produto de uma função radial (R) x angular (θ, Φ). A função radial expressa a variação do orbital com a distância do núcleo e a função angular expressa a forma angular do orbital.
◊ As regiões onde a função de onda radial passa pelo zero são chamados de nós radiais. Os planos nos quais as funções de onda angular passa pelo zero são chamados de nós angulares ou planos nodais.
◊ A superfície limite de um orbital indica a região do espaço dentro da qual é mais provável encontrar o elétron. A equação de Schrödinger descreve o elétron porque, através dela, podemse calcular as energias permitidas e as probabilidades de encontrá-lo nas diversas regiões do átomo.