Alguns conceitos sociologicos
Cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).
(Fontes: www.mundoeducacao.com)
Civilização:
Civilização pode ser definida como uma sociedade humana que desenvolveu certo nível de cultura. Uma sociedade que se formou ao longo da sua existência com consciência além de tudo baseada na cultura de suas gentes, nos seus conhecimentos e possibilidades. Numa civilização está incluída em fatores como organização política e expressões sofisticadas como, por exemplo, a escrita. Civilização é a fase de desenvolvimento com respeito à cultura de um povo. Domínio de técnicas, as relações sociais privilegiadas, uma religião, suas artes, economia desenvolvida e bem gerada.
(Fontes: www.queconceito.com.br ) Ameríndios:
Designação dada aos índios do continente americano. A partir do século XVI estabeleceram-se os primeiros contactos entre os europeus e os povos indígenas dasAméricas. Estes contactos, quando não levaram em frequentes casos ao conflito armado, contribuíram para o extermínio de muitas tribos, pela introdução de doençascontra as quais os Ameríndios não possuíam imunidade.
(Fontes: www.infopedia.pt)
Etnocentrismo:
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que