alguns absolutismos
Dados atuais: República da Suíça, ou Confederação Helvética - capital: Berna
Povoamento : Celtas – helvécios; romanos, bárbaros germânicos (alamanos e borgúndios) reino franco de Carlos magno.
No século X, torna-se território do SIRG, com a expansão territorial de Oto I.
No século XIII, Rodolfo I Habsburgo, imperador do SIRG, inicia a administração da região helvética.
Tradicionalmente dividida em regiões nomeadas de Cantões, três deles revoltam-se contra o domínio dos Habsburgos e formam a Aliança Perpétua – origem da Confederação Helvética. Várias batalhas durante os séculos XIII e XIV contribuíram para vários outros Cantões unirem-se à Aliança. Ao mesmo tempo em que lutavam para manter sua autonomia, foram delineando sua nacionalidade.
Logo no início do século XVI, conquistam autonomia de fato do SIRG. Porém, somente em 1648 o império assina a independência de direito. Nessa mesma época, início do século XVI, a região é uma potência militar e inicia sua expansão territorial, tentando conquistar regiões ao norte da península itálica que estavam nas mãos dos franceses. Por volta de 1515, desistem das conquistas, ao serem vencidos pelos franceses e adotam a Política de Neutralidade, permanecendo assim até os dias atuais.
Importante lembrar que João Calvino (reformador religioso francês), fixou-se em Genebra, propagou sua doutrina que rapidamente foi aceita pelos suíços, tanto que, em 1541, a cidade passou a ser administrada por uma Oligarquia religiosa que elaborava e fiscalizava as leis.
Áustria
Dados atuais: República parlamentarista - capital: Viena
Povoamento: Celtas; romanos; bárbaros germânicos e eslavos.
Torna-se parte do reino franco de Carlos Magno. No século X, Oto I, rei do nascente SIRG domina a região.
No século XIII, Rodolfo I, Habsburgo, é eleito pelos príncipes alemães, Imperador do SIRG. A família dos Habsburgos permanece no poder político dessa região até 1918.