Algumas observações sobre a obra de g. elton mayo
Algumas observações sobre a obra de G. Elton Mayo
Carlos Osmar Bertero
I. Resenhista II. Autor III. A obra IV. Resenha
1. Introdução
2. Fundamentos teóricos
3. As bases empíricas
4. Habilidades técnicas e habilidades sociais
5. Cooperação e conflito
6. Conclusão
V. Referências bibliográficas
I. Resenhista
Michelle Fernandes Barbosa Araújo, graduanda no curso de Administração da Faculdade Cearense – Fortaleza - CE.
II. Autor
Carlos Osmar Bertero
III. A obra
Este artigo refere-se a obra de George Elton Mayo que ficou conhecido pela teoria e prática administrativa e pelo estimulo de suas reflexões sobre os cientistas.
1. Introdução
Segundo o autor, Mayo deu início ao movimento das relações humanas, onde as posições fundamentais têm sido mal entendidas, sendo o principal teórico. Podemos dizer que a obra de Mayo foi vulgarizada ao nível da prática, subtendendo-se uma série de atitudes, palavras, atos e omissões, usados nos momentos adequados para prevalecer pontos de vista da administração em geral.
O autor afirma que essas relações envolvem habilidades de logro elegante, servindo como objetivos do oportunismo sofisticado. O pensamento de Mayo foi freqüentemente distorcido, como da oposição total entre as relações humanas e a escola clássica. A escola clássica teve seu conjunto de idéias apresentado por Taylor, Fayol, entre outros, que se interessavam pela produtividade industrial, medidas de racionalização e simplificação do trabalho visando aumento de produtividade para maiores lucros, salários e a expansão do sistema industrial e econômico.
De acordo com o autor, Elton Mayo passou a atribuir a negação de todo o sistema lançado pela escola clássica. Os problemas industriais seriam solucionados pelos mecanismos da satisfação individual, que era irrelevante e prejudicial à eficácia geral do sistema.
2. Fundamentos teóricos
Segundo o autor, hipóteses de populacho, que poderia ser vista como