Algumas explicações relacionadas ao TOC
O termo compulsões significa comportamentos repetitivos,ou até mesmo atos mentais. E eles podem ser chamados de comportamentos ritualizados que são fenômenos necessários para a adaptação dos seres humanos, mas se esses comportamentos começam a ser excessivos e sem função, pode estar ocorrendo os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), em que a pessoa se sente obrigada a realizar de forma rígida, regras e obsessões, que para ela tem a função de afastar ameaças, prevenir coisas ruins, ou apenas para alívio físico próprio.Esses atos são voluntários e sempre são feitos da mesma forma, com um motivo definido (CORDIOLI, 2007).
São comportamentos exagerados, como exemplo verificar diversas vezes se as portas e janelas de casa estão bem fechadas antes de ir dormir.São atos tão fortes que a pessoa não consegue resistir ou evitar, ela sempre tem que realizar, pois tem uma pressão interna que impõe a realização do ato, pode ser para evitar desastres, desconforto, agonia, lavar as mãos repetidas vezes para evitar germes, verificar o gás para a casa não incendiar, repetir palavras,acender e apagar a luz várias vezes,cheirar a comida diversas vezes ates de comer, levar uma topada numa pedra, sentar e levantar, guardar objetos e não conseguir jogar fora. Mas algumas compulsões não fazem sentido algum como mandar um beijo para o avião que está passando para ele não cair, levar uma topada numa pedra e repetir três vezes não dou, para não perder o namorado. Nesse tipo de compulsão existe um pensamento mágico, parecido com as superstições (CORDIOLI, 2007).
5 Compulsões, rituais compulsivos e rituais culturais
Quando a pessoa executa essas compulsões ela obtém um alívio, e esse alívio é o que a induz a executá-las novamente, esse processo é conceituado por reforço negativo. O individuo adota esses rituais compulsivos como forma de lidar com seus medos e ansiedades. O alívio ainda faz o paciente sentir que existia uma ameaça, mas foi