Algum
ESTUDO DIRIGIDO
TEMA: A LINGUAGEM EM USO
1. O que estuda a Pragmática e como é possível relacionar seu objeto de estudos com a dicotomia estruturalista língua/fala?
2. Explique a noção de dêixis para demonstrar por que uma mensagem deixada na lousa de uma sala de aula, como Estive aqui hoje e não consegui encontrá-la é totalmente incompreensível.
3. De que modo o uso de conectores, de certas negações e de advérbios tem seu significado dependente das relações enunciativas?
4. Explique o papel da estratégia de inferência para a enunciação de enunciados implícitos.
5. Mostre a diferença entre frase e enunciado, por um lado, e sentido e significação, por outro, para a interpretação de Está chovendo como Não podemos sair agora e É preciso ir recolher a roupa.
6. Explique as diferentes interpretações de Marcelinho joga muito futebol, mas é desagregador e de Marcelinho é desagregador, mas joga muito futebol com base na noção pragmático-discursiva de instrução.
7. Explique a diferença entre Sintaxe e Pragmática com base nas diferentes interpretações de Pedro ocupava a cabeceira da mesa e o copeiro trazia os pratos e de O copeiro trazia os pratos e Pedro ocupava a cabeceira da mesa.
8. O que são afirmações performativas, em contraste com as constativas, e qual é o traço morfossintático que caracterizam aquelas?
9. Demonstre a importância das condições de felicidade para o sucesso de um ato de fala performativo.
10. Mostre em que condições a realização de um ato de fala não depende diretamente da enunciação de um verbo performativo.
11. Explique a diferença entre ato locutório, ato ilocutório e ato perlocutório.
12. O que significa afirmar que a performatividade é uma propriedade inerente da linguagem?
13. Explique o efeito da diferença estabelecida por John Searle entre ato proposicional e ato ilocucional para a negação.
14. O que são atos de fala indiretos?
15. O que é polidez lingüística e o que tem a ver com as noções