Algoritmos
Aluno: William da Silva Leite
Algoritmo
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Algoritmo de chave simétrica e assimétrica
Os algoritmos de chave simétrica (também chamados de Sistemas de Chave Simétrica, criptografia de chave única, ou criptografia de chave secreta) são uma classe de algoritmos para a criptografia, que usam chaves criptográficas relacionadas para as operações de cifragem e decifragem. A operação de chave simétrica é mais simples, pois pode existir uma única chave entre as operações. A chave, na prática, representa um segredo, partilhado entre duas ou mais partes, que podem ser usadas para manter um canal confidencial de informação. Usa-se uma única chave, partilhada por ambos os interlocutores, na premissa de que esta é conhecida apenas por eles.
Outros termos para criptografia de chave simétrica são: criptografia de chave secreta, de chave única, de chave compartilhada, de uma chave e de chave privada. O uso do último termo pode às vezes se confundir com o componente chave privada da criptografia de chave pública. A criptografia de chave simétrica é para ser separada de criptografia de chave assimétrica.
Tipos de algoritmos de chave simétrica
Os algoritmos de chave simétrica podem ser divididos em cifras de fluxo (ou contínuas) e em cifras por bloco.
As cifras de fluxo cifram os bits da mensagem um a um, enquanto que as cifras por