Algoritmos e Lógica de Programação
E
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
PROFESSOR: LEONARDO DOURADO
Apostila 1
2014
0|Página
INTRODUÇÃO
O computador tornou-se uma poderosa ferramenta, presente nas mais variadas áreas da atividade humana, devido fundamentalmente ao fato de o mesmo ser uma máquina programável. Essa característica faz dele uma máquina que pode ser usada na determinação da solução dos mais variados tipos de problemas. Basicamente, um computador consiste de uma máquina que executa ordens. Assim, para que ele apresente a solução de um problema, é necessário que execute um programa, o qual fará com que se obtenha a solução. Como uma definição preliminar, pode-se dizer que programar um computador consiste na elaboração de um conjunto de instruções, de forma que, ao ser executadas, o computador obtenha a solução de um determinado problema.
A escrita de um programa, para a resolução de um problema, está baseada na divisão do problema em problemas menores. Para cada problema menor, identificam-se quais os dados que esse problema apresenta e a que resultados se querem chegar.
1 - A estrutura de um computador digital
Unidade de Entrada – Esta unidade traduz informação de uma grande variedade de dispositivos em um código que a unidade central de processamento é capaz de entender. Em outras palavras, ela é capaz de traduzir letras, números, imagens, marcas ou tinta magnética em padrões de pulsos elétricos que são compreensíveis ao computador.
Memória – A memória é capaz de armazenar não só os dados, mas também o programa que irá “manipular” estes dados.
Unidade Lógica e aritmética – Nesta unidade são feitos todos os cálculos aritméticos e qualquer manipulação de dados, sejam eles numéricos ou não.
Unidade de Controle – É a unidade responsável pelo “tráfico” dos dados. Ela obtém dados armazenados na memória e interpreta-os. Controla a transferência de dados da memória para a unidade lógica e aritmética, da entrada para a memória e da memória para a saída.