Algoritmos e lógica de programação
PROF. ALESSANDRO ALVES DA SILVA
INTRODUÇÃO
Identificar os elementos de um algoritmo e/ou fluxograma e utilizá-los corretamente na solução de um problema para posterior codificação de um programa;
Construir algoritmos e fluxogramas;
Conceituar e utilizar corretamente os comandos de programação da linguagem ‘C’
INTRODUÇÃO
Para que exista comunicação é necessário estabelecer padrões e regras que podem ser:
falados, escritos, desenhados e/ou representados em símbolos. A comunicação com o computador também é feita através de um conjunto de regras, originando a: Linguagem de Programação!
Linguagem de Programação
Exemplos: Pascal, C, C++, Delphi, Java, etc.
INTRODUÇÃO
Definição de Programa
Programas são sequências finitas de ordens que têm o objetivo de resolver um problema, apresentar uma figura, calcular valores, tomar ou auxiliar decisões.
INTRODUÇÃO
Lógica de Programação
Para se programar em uma linguagem é necessário possuir Lógica de Programação; Lógica de Programação consiste em compreender claramente os diversos passos e funções que são realizados na execução de um programa.
INTRODUÇÃO
Definição de Algoritmo
Algoritmo é uma sequência de instruções organizadas de forma lógica e estruturada (sem desvios), expressas em linguagem natural (Português estruturado), que tem por finalidade resolver um problema ou descrever uma tarefa.
ALGORITMOS
Representação de Algoritmos As formas mais comuns de representação de algoritmos são as seguintes:
Linguagem Natural: Os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural, como nos exemplos anteriores. Fluxograma Convencional: Esta é um representação gráfica que emprega formas geométricas padronizadas para indicar as diversas ações e i decisões que devem ser executadas para resolver o problema. Pseudo-linguagem: Emprega uma linguagem intermediária entre a