algoritmo
Definição de vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo.
Em computação um Vetor (Array) ou Arranjo é o nome de uma matriz considerada a mais simples das estruturas de dados. Geralmente é constituída por dados do mesmo tipo (homogêneos) e tamanho que são agrupados continuamente na memória e acessados por sua posição dentro do vetor. Na declaração dos vetores devemos informar o seu nome, seu tipo (inteiro, real, caracter,...), e seu tamanho (número de elementos). Cada elemento do vetor é identificado por um índice (unidimensional), o qual indica a sua posição no vetor.Vantagem de utilização do vetor é a facilidade de manipular um grande conjunto de dados do mesmo tipo declarando-se apenas uma variável.
Implementação de vetores e matrizes em Linguagem C
Na linguagem C e especialmente em estrutura de dados, as matrizes são mais comumente utilizadas em vetores unidimensionais, que são matrizes de uma única dimensão. A declaração destes vetores em C deve obedecer a seguinte sintaxe:
Tipo nome_vetor [tamanho]; ou
Tipo * nome_vetor;
Matriz (array multidimensional) é um vetor de vetores. No nosso problema, imagine uma matriz para armazenar as 4 notas de cada um dos 50 alunos. Ou seja, um vetor de 50 posições, e em cada posição do vetor, há outro vetor com 4 posições. Isso é uma matriz.
Cada item do vetor (ou matriz) é acessado por um número chamado de índice.
Vantagens e Limitações da utilização de vetores e matrizes
Os arranjos podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um arranjo para outro e reiniciar o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma.
Modularização e Decomposição de