Algoritmo
Um algoritmo é uma sequência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. O algoritmo é uma forma do programador apresentar a sua abordagem do problema para outras pessoas. Na verdade, um algoritmo é o anunciado, em uma linguagem bem definida, de uma sequência de operações para resolver o problema. Assim sendo, um algoritmo deve ser:
Legível: o algoritmo deve ser compreensível até por um leigo
De alto nível: o algoritmo deve poder ser traduzido em qualquer linguagem de programação, ele não deve fazer uso de conhecimentos técnicos relativos a um determinado programa ou a um sistema operacional dado.
Preciso: cada elemento do algoritmo não deve ser confuso, por isso é importante eliminar qualquer ambiguidade.
Conciso: um algoritmo não deve exceder uma página. Se for o caso, é preciso decompor o problema em vários subproblemas.
Estruturado: um algoritmo deve ser composto de diversas partes facilmente identificáveis. Entradas: Um algoritmo deve apresentar zero ou mais entradas, isto é, informações que devem ser inseridas por um usuário ou por outra fonte externa. Saídas: Um algoritmo deve apresentar uma ou mais saídas, isto é, informações pré-definidas e/ou resultantes do processamento das entradas.
A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Estruturas de dados e algoritmos são temas fundamentais da Ciência da Computação, sendo utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento e com