Algoritmo
Pág 1 / 38
Lista de Exercícios
Algoritmos
COMPUTAÇÃO – Algoritmos.
Pág 2 / 38
Introdução à programação
- Definição de programa:
Programa de computador é uma lista de instruções a serem seguidas pelo equipamento. \
Programa fonte é o programa escrito em linguagem de programação.
Programa objeto é o programa gerado que será executado pelo hardware. Em certos casos, ainda deve sofrer um processo chamado ligação
(“linkagem”), o que na maioria dos casos é transparente ao usuário.
As linguagens de programação podem ser classificadas segundo alguns critérios, dentre os quais podemos citar:
Quanto ao grau de abstração (NÍVEL) : Esta classificação leva em consideração a facilidade na escrita e a proximidade desta linguagem com a linguagem humana.
Quanto mais “parecida” for a linguagem de programação com a linguagem humana, mais alto é seu nível.
Linguagens de alto nível são mais fáceis de se programar, e apresentam (geralmente) maior portabilidade, permitindo fácil migração de um hardware para outro.
Exemplos: Java, C#, Object Pascal (Delphi), Visual Basic.
Já as linguagens de baixo nível são mais poderosas no que diz respeito à acesso aos recursos do hardware, são bem mais rápidas, mas exigem um maior esforço de programação. Exemplo: Assembly, C ANSI.
Quanto ao paradigma de programação : Esta classificação leva em consideração a forma com que é elaborada a solução para o problema.
Paradigma Imperativo: É quando uma lista de comandos executados em seqüência determina a mudança de estado de atuadores e variáveis, ou verificam estado dos sensores. O nome “imperativo” é utilizado pelo fato da linguagem exprimir ações em seqüência no formato de “ordens” a serem seguidas, uma a uma. Paradigma Estruturado: É quando o programa é escrito tendo em base o uso principalmente de 3 estruturas: Seqüência, Decisão e Iteração (repetição).
Paradigma Funcional: É quando o programa dá ênfase à relação entre seus