Algoritmo
Principais fatos que registram as máquinas mecânicas
Surgido por volta de 3500 A.C, no vale entre os rios Tigre e Eufrates, o ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. Por volta do ano 2600 A.C apareceu o ábaco chinês, que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan. De modo semelhante apareceu no Japão o Soroban.
No final do século XVI, o matemático escocês John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos naturais, idealizou um dispositivo baseado em bastões que continham números, capaz de multiplicar e dividir de forma automática. Também idealizou um calculador com cartões que permitia efetuar multiplicações e que recebeu o nome de Estruturas de Napier.
Em torno de 1623, Wihelm Schickard construiu uma calculadora mecânica, baseada em rodas dentadas capaz de multiplicar. A existência dessa calculadora se tornou conhecida apenas em 1957. Essas primeiras máquinas de multiplica executavam a multiplicação através de método de somas sucessivas.
Em 1642, o matemático e filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662) inventou a primeira máquina automática de calcular, constituída de rodas dentadas, que simulava o funcionamento do ábaco. Essa máquina realizava operações de soma e subtração. Foi chamada mais tarde de Máquina Aritmética de Pascal.
Em 1650 Patridge inventou a régua de cálculo, pequena régua deslizante sobre uma base fixa em que havia diversas escalas para a realização de determinadas operações. Esse dispositivo foi usado até os anos setenta, quando foi substituído pelas calculadoras eletrônicas.
Poucos anos depois, 1672, o matemático alemão Gottfried Wilheml Von Leibnitz aprimorou a máquina de Pascal, obtendo a calculadora universal, que somava, subtraía, multiplicava, dividia e extraía a raiz quadrada.
Em 1801 Joseph Marie Jackuard(1752-1834) construiu um tear automático com entrada de