Algoritmo
A história da educação infantil em nosso país tem de certa forma, acompanhado a história dessa área no mundo. Até meados do século XIX, o atendimento de crianças pequenas longe da mãe em instituições como creches ou parques infantis praticamente não existia no Brasil.
No período precedente á proclamação da República observam-se iniciativas isoladas de proteção á infância, muitas delas orientadas ao combate das altas taxas de mortalidade infantil da época, com a criação de entidades de amparo.
Enquanto a questão era debatida, eram criados, em 1875 no Rio de Janeiro e em 1877 em São Paulo, os primeiros jardim de infância sob os cuidados de entidades privadas e, apenas alguns anos depois, os primeiros jardins de infância públicos, que, com tudo dirigiam seu atendimento as crianças dos extratos sociais mais afortunados, com o desenvolvimento de uma programação pedagógica inspirada em Froebel.
A educação é a grande alavanca para o desenvolvimento de um povo e de uma nação.
Os Cursos de Formação de Professores precisam de maior atenção governamental. A docência exige que o seu processo de formação passe por momentos de vivência, de reflexão, de conceituação e de saberes e conhecimentos.
No Brasil, a educação está legalmente assegurada como um direito de todas as crianças.
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social .