Algoritmo
EXPERIÊNCIA “DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS”.
Relatório Científico das técnicas laboratoriais da disciplina de Física.
AFONSO LEITE DE CARVALHO FILHO BEN-HUR MICHEL DOUGLAS BARROS
Goiânia, 27 de junho de 2013
INTRODUÇÃO
A Densidade ou Massa Específica exprime a massa ou a quantidade de matéria contida na unidade de seu volume, ou seja, é a relação entre a massa de um corpo e o espaço que ele ocupa (Massa é a medida da matéria de um corpo). Uma substância densa é aquela que contém uma grande quantidade de matéria em um pequeno volume.
A Densidade é demonstrada seguida a fórmula:
D =
É usualmente expressa em gramas por centímetros cúbicos (g/cm3) em gramas por mililitro (g/ L) ou em libras por pé cúbico (lb/ft3). A densidade é uma propriedade específica, isto é: cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a difere de outras substâncias. A Densidade Relativa de um corpo é o número que exprime a relação existente entre a massa (ou o peso) deste corpo e a massa (ou peso) de um igual volume de uma substância tomada como padrão é a igual, freqüentemente para sólidos e líquidos, a substâncias padrão é a água, enquanto que, para gases, o ar atmosférico é usado como padrão. A densidade relativa varia em função da temperatura. Assim, o símbolo p20 ou d20 significa que a densidade relativa foi determinada a 20°C e se refere à densidade da água a 4°C.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto, pode-se concluir que foi alcançado o objetivo, tendo como resultado final às densidades dos sólidos metálicos e do álcool e a descoberta do material desconhecido (no caso, o material era o Cobre); conseguiu-se também o