Algoritmo
Teoria
Matrizes Pseudocódigo
Pseudocódigo são formas genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendido por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudo-código e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Pseudocódigo
Consiste em analisar o problema e escrever, por meio de regras predefinidas, os passos a serem seguidos para a resolução. Uma vantagem é a facilidade de transcrição para a linguagem de programação, bastando conhecer as palavras reservadas da linguagem a ser utilizadas. Uma desvantagem é a necessidade de aprender as regras do pseudocódigo.
Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entender as lógicas dos programas (independentemente da linguagem que utilizem).
Exemplo de programa em pseudo-código
Vamos agora criar um programa em pseudo-código que defina os tipos de variáveis relacionadas ao cadastro de um livro e receba estes dados do usuário e imprima na tela. Programa Livro {definição do nome do programa}
Inicio
DIGODOLIVRO:inteiro
TITULO, AUTOR, EDITORA:caracter {declaração de variáveis} escreva "Este é um programa em pseudo-código que exibe na tela os dados de um livro" escreva "Digite o código do livro" leia CODIGODOLIVRO escreva "Digite o título do livro" leia TITULO escreva "Digite o autor do livro" leia AUTOR escreva "Digite a editora do livro"
Matriz Bidimensional
Caráter bidimensional. Você pode ver as representações gráficas à direita. Como você pode ver nesta matriz, X assume o valor de 7, como E também vale a pena 7. Neste caso matriz requer dois índices para