Algoritmo e logica de programação
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA ELÉTRICA
ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Algoritmos aplicados à engenharia elétrica.
Timbó – SC
2014
Introdução
Neste trabalho de algoritmo aplicado a engenharia elétrica será relacionado sobre um equipamento essencial e muito utilizado por muitos técnicos e engenheiros eletricistas; o multímetro. Este trabalho terá um desenvolvimento mostrando o funcionamento e as finalidades do equipamento, e também será apresentado um fluxograma das atividades executadas pelo mesmo.
1 - O QUE É MULTÍMETRO.
O multímetro é um instrumento que mede as três grandezas elétricas da primeira lei de Ohm: diferença de potencial, corrente e resistência. O mesmo funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores análogo-digitais. São circuitos que comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em posições fixas que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números.
2 - LEI DE OHM.
George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:
V = R. I
Onde:
V: é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V);
I: é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A);
R: é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω).
3 – FLUXOGRAMA.
Fluxograma pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que