Algoritmo - Eng.Mecanica
968 palavras
4 páginas
ENGENHARIA MECÂNICA2ª SÉRIE A
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ALGORITIMOS
Matão - SP
2014
PASSO 2
1.0 ALGORITMOS
Algoritmos são sequencias ordenadas de passos que devem ser seguidos para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetitividade. Um algoritmo deve ter um número finito de operações executáveis, num determinado período de tempo, e que consiga detectar a viabilidade de resolver o problema proposto.
Quase sempre existe mais do que uma maneira de resolver um problema, o objetivo é encontrar uma solução no menor tempo possível e que utiliza o menor espaço para a representação dos dados do problema.
Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta seja detalhada passo a passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando assim a menor quantidade de recursos possíveis, ou seja, minimizando o uso da memória, de passos e de esforço humano.
1
1.1 PSEUDO LINGUAGEM
A pseudo-linguagem é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo de forma simples sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.
Na definição de uma linguagem, precisamos fixar:
Sua sintaxe: como escrever os comandos e seus componentes (tipos, variáveis, etc.);
Sua semântica: o significado de cada comando e conceito;
1.1.1 Estruturas
Estruturas que emprega-se para a construção pseudocódigos:
Algoritmo nome: Tem como objetivo identificar o algoritmo, deve-se utilizar um nome o mais significativo possível, para facilitar a identificação.
Var: Neste ponto são informadas quais variáveis, e seus respectivos tipos, serão utilizadas no algoritmo.
Início: Aqui será escrita a sequência de comandos que deve ser executada para solucionar o problema em questão.
Fim: marca o final do algoritmo.
Comandos de entrada permitem que dados sejam inseridos no algoritmo. Sua sintaxe é: leia (); leia (a, b, nome); leia (nota,