algoritimos de criptografia
1. Objetivo do trabalho 3
2. Introdução 4
3. Referencial Teórico 6
4. Desenvolvimento ..
5. Resultados e discussão ..
6. Considerações finais ..
Referências bibliográficas ..
Código fonte ..
1 Objetivo do trabalho
O objetivo desse trabalho consiste em estudar os algoritmos de criptografia e toda teoria computacional envolvida, entendendo o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e a decifragem que é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto cifrado.
Após pesquisa bibliográfica sobre o assunto em questão o grupo deverá escolher um algoritmo de criptografia para implementar e testar o desempenho do algoritmo escolhido. Dentre os vários algoritmos de criptografia existentes como os de chaves simétricas e chaves assimétricas, especificamente neste trabalho foi escolhido o algoritmo Cifra de Cesar, o qual trata-se de um algoritmo de chave simétrico.
O algoritmo escolhido será implementado na linguagem C a fim de permitir maior prática nesta linguagem juntamente com a ampliação do raciocínio em lógica de programação.
2 Introdução
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. Há dois tipos de chaves criptográficas: chaves simétricas e chaves assimétricas. Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de "texto claro" (plaintext). Cifragem é o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e decifragem é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto