algoritimo
Introducao programacao fluxograma.png
Figura 3 - Algoritmo num fluxograma
Seguindo o raciocínio em cima, então um programa de computador é já por si um algoritmo? Sim, é verdade. Embora tenhamos que usar um algoritmo prévio, na nossa língua (como apresentado na imagem acima) para escrever um programa com lógica, o próprio programa que provém desse algoritmo é já um algoritmo. Até um esquema mental é um algoritmo.
Ok, já percebi o que é um algoritmo. Mas porque é que isso interessa ao estudo da programação?
A verdade é que, antes de escrevermos um programa em qualquer outra linguagem é necessário escrever um esquema em papel para evitar erros, por exemplo, na nossa língua, segundo o programa que queremos fazer. Com isto não esquecemos a lógica que queremos dar ao programa e será menos comum o aparecimento de erros. Por exemplo:
Linguagem humana:
"Se for verdade isso, acontece isto, senão acontece aquilo"
Linguagem de máquina:
IF isso; THEN isto; ELSE aquilo;
O conteúdo escrito em cima está formalizado numa linguagem de algoritmos chamada Portugol pela maior parte dos programadores e professores que trabalham em instituições de ensinamento das linguagens de programação.
Como pode visualizar, um algoritmo pode ser escrito de várias maneiras, de cima para baixo, da esquerda para a direita, na diagonal, em árabe, em russo... É preciso é que o escreva!
Índice [esconder]
1 Fundamentos
2 Lógica de Programação
3 Algoritmo
4 Resumo
5 Exercícios
6 Bibliografia
Fundamentos[editar |