algoritimo
Objetivo: Dominar os conceitos de um algoritmo, sabendo representá-lo das três formas básicas: descritiva (ou narrativa), fluxograma (ou diagrama de blocos) e pseudocódigo (ou português estruturado ou portugol).
1.
Algoritmos
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas que levam a
solução de uma tarefa, ou um conjunto de regras para a solução de um problema
(MANZANO, 2009; DASGUPTA; PAPADIMITRIOU; VAZIRANI, 2009; MANZANO;
MANZANO, 2008). Todo algoritmo é feito utilizando-se da lógica.
A importância da disciplina de computação básica na formação de engenheiros está relacionada à necessidade de capacitação dos alunos de engenharia na resolução de problemas diversos com o auxílio computacional, combinando o melhor da informática aos avanços tecnológicos.
Para resolver um problema de forma automática (com o auxílio do computador), primeiramente é necessário encontrar uma maneira de descrevê-lo com clareza e precisão. Em outras palavras, é preciso encontrar uma sequência finita de passos não ambíguos que levam à sua solução, ou seja, o seu algoritmo.
Um exemplo simples de algoritmo é uma receita para preparar um bolo. De acordo com o dicionário Aurélio, um algoritmo é definido como: "Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, regras formais para a obtenção de resultado ou de solução de problema. Conjunto de regras e operações bem definidas e ordenadas, destinadas à solução de um problema, ou de uma classe de problemas, em um número finito de etapas.".
É importante lembrar que a descrição do problema deve ser feita sob a perspectiva da máquina. Uma vez que os computadores não entendem descrições de problemas em linguagem natural, é preciso codificá-las em linguagens que lhes são compreensíveis. Tais linguagens são chamadas de linguagens de programação.
Nesta etapa aplica-se a conversão de uma forma