ALGODAO
Área plantada com algodão aumentará 28% em Mato Grosso nesta safra Com o aumento da área cultivada, a estimativa da produção também cresce.
O produtor de algodão em Mato Grosso vai aproveitar o cenário positivo que se desenha – com aumento da demanda e preços firmes - e aumentará a área plantada em 28.5% nesta safra 2013/14, saltando de 452.3 mil hectares (ha) para 581 mil ha cultivados, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Conforme o Boletim de Fibras divulgado pelo instituto nesta semana, a estimativa é que o cotonicultor do Estado semeie 250.6 mil ha com algodão na primeira safra e 273.7 mil ha na segunda safra, além de 56.7 mil ha adensado.
“Do lado da demanda, a expectativa também é positiva, espera-se um acréscimo de 4% no consumo da fibra natural pela indústria têxtil, totalizando 920 mil toneladas, e também um aumento das exportações em 8%, chegando a 570 mil toneladas exportadas”, comenta o Imea.
Exportação de algodão sobe 76% no comparativo mensal
Ressalta qualidade do algodão produzido em Mato Grosso
O contexto geral sinaliza preços firmes na próxima temporada, principalmente porque há incertezas quanto à produção dos EUA, China e Brasil, ocasionada pelo clima. “Além disso, patamares mais altos do câmbio blindam em partes a indústria nacional das importações têxteis, deixando-a mais competitiva, e também favorecem os negócios de exportação, deixando o produtor com mais opções de negociação”, explica o instituto.
Com o aumento da área cultivada, a estimativa da produção também cresce. Para o caroço de algodão, o cálculo é que Mato Grosso retire das lavouras 2.140 milhões de toneladas – incremento de 21.5% em relação à safra anterior. Já de pluma, devem ser processadas 834.9 mil t. – aumento também de 21.5%.
O aumento na produção (21.5%) não acompanhará o aumento da área plantada (28.5%) devido à queda na produtividade que, segundo mensuração do Imea, será de 5.4%, baixando de