algo
ALUNO DIEGO PAULO SANTOS SILVA
ESTATÍSTICA APLICADA
GRAVATÁ
2014
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
ALUNO DIEGO PAULO SANTOS SILVA
PROFESSORA
ESTATÍSTICA APLICADA
Trabalho apresentado na disciplina estatística aplicada sob a orientação da professora do curso de estatística aplicada
GRAVATÁ
2014
Conceito de Estatística Aplicada
Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing.
Por outras palavras o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.
Teoria Geral da Amostragem
O que é amostra? Qual sua relação com população? As amostras correspondem as parcelas do todo. Costumam ser extraídas e analisadas quando o estudo envolve populações finitas com tamanhos consideráveis, isto é, muito grandes, ou populações infinitas, que apresentam elementos que não podem ser contados. A amostra consiste em uma maneira de não estudas o conjunto como um todo, mas uma parte dele, sem que ocorra a perda das características essenciais da população. A amostra deve ser representativa da população. Com base nos dados de uma amostra representativa e empregando procedimentos estatísticos apropriados, é possível inferir ou generalizar as