algo
Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, que sofriam em suas mãos, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas.O objetivo era adequá-las às suas necessidades radicais. Em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados, desenvolvidos por Breese.Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco), a primeira bicicleta Mountain Bike a ser produzida em série no mundo.
Com o tempo, os grupos de praticantes do mountain bike foram aumentando em número e tamanho. E aos poucos provas foram sendo organizadas, e,uma das primeiras competições (de que se tem registro) foi o Repack Downhill, um tipo de descida realizada aos finais de semana no Monte Tamalpais.
A primeira prova brasileira da modalidade aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro.
Em meados da década de 80 quando o mountain bike já despontava como um novo esporte no Brasil, alguns campeonatos começaram a surgir baseados nos campeonatos norte-americanos.
Mas o mountain bike começou a ganhar impulso a partir do momento em que as empresas do setor de bicicletas do país perceberam o grande potencial do esporte, em um mercado que era dominado pelas cruisers e cross. Desde então, o mountain bike começou a aparecer no cenário ciclístico nacional.
Hoje, muitas competições acontecem pelo país, com a divulgação do esporte, e com muitas equipes profissionais, demonstrando o bom nível técnico dos competidores. Mesmo que a técnica de nossos atletas não atinja os níveis dos atletas de países onde o esporte está mais amadurecido, já despontamos em vários campeonatos