Algebra
O Modelo Relacional
Modelo de dados, que se baseia no princípio em que todos os dados estão guardados em tabelas Baseado em lógica de predicados e na teoria de conjuntos. Sucessor do modelo hierárquico e do modelo em rede.
66
Roberto Harkovsky
Modelo Relacional
Um modelo relacional representa o banco de dados como um conjunto de relações. Uma relação pode ser pensada como uma tabela de valores, ou lista de tuplas. Cada linha na tabela representa uma coleção de valores de dados relacionados.
67
Roberto Harkovsky
O Modelo Relacional
Primeiro modelo de banco de dados formal
Somente depois seus antecessores, os bancos de dados hierárquicos e em rede, passaram a ser também descritos em linguagem formal.
A linguagem padrão para os bancos de dados relacionais é o SQL,(structured query language)
DDL e DML
68
Roberto Harkovsky
O Modelo Relacional
A principal proposição do modelo relacional é que todos os dados são representados como relações matemáticas um subconjunto do produto Cartesiano de n conjuntos. No modelo matemático (diferentemente do SQL), a análise dos dados é feita em uma lógica de predicados de dois valores (ou seja, sem o valor nulo); Existem apenas dois possíveis valores para uma proposição: verdadeira ou falsa. Os dados são tratados pelo cálculo relacional ou álgebra relacional.
69
Roberto Harkovsky
Arquitetura Funcional de um SGBD Relacional
Controlador de Transação e Recuperação SQL Otimizador Processador de Consultas Controlador de Concorrências
Metadados e Estatísticas
70
Dados e ìndices
Roberto Harkovsky
Log de Transações
Arquitetura Funcional
A interação principal é através de comandos SQL Armazena-se não somente dados, mas também índices, Logs, metadados Processadores controladores internos fazem parte de um sistema chamado “Subsistema de armazenamento”
71
Roberto Harkovsky
Otimizador/ Processador de Consultas
Tratamento da requisição da