Algebra linear
1. Neste trabalho das ATPS da matéria Álgebra Linear do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera – Guarulhos iremos desenvolver as ideias de matrizes de modo geral: O que é, para que serve, os principais tipos e aplicações na pratica. 1.1. Este trabalho tem como justificativa o sucesso no trabalho de ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas) da matéria de Álgebra Linear e também obter maiores conhecimentos sobre matrizes e suas aplicações. 1.2. A ideia central do trabalho é a exemplificação de matrizes e como podemos usá-las no nosso dia-a-dia para resolver problemas ou demonstrar ideias. 1.3. A metodologia usada foi a pesquisa: nos livros, internet e conhecimento já adquiridos nas aulas.
1. MATRIZES
Matriz é uma tabela de elementos dispostos em linhas e colunas. Por exemplo, ao recolhermos os dados referentes à altura, peso e idade de um grupo de quatro pessoas:
A= 1,70 70 23 1,75 60 45 1,60 52 25
As matrizes estarão entre colchetes, parênteses ou 2 barras. O numero de linhas representa-se por m e o numero de colunas n. Usa-se sempre letras maiúsculas para demonstrar matrizes e quando quisermos especificar a ordem de uma matriz A escrevemos A= mxn.
As matrizes são usadas para diversos fins: na apresentação de valores, calculo de
1.1 TIPOS DE MATRIZES
Quadrada= número de linhas é igual ao de colunas (m=n)
Ex: 5 6
4 9
Nula= é aquela em que aij=0 para todo i e j.
Ex: 0 0 0
0 0 0
Matriz-coluna= possui uma única coluna (n=1)
Ex: 5 -2 6 9
Matriz-linha= é aquela onde m=1.
Ex: 5 6 -23
Matriz diagonal= é uma matriz quadrada onde aij=0 para i diferente de j, isto é, os elementos que não estão na “diagonal” são nulos.
Ex: 2 0 0
0 -1 0
0 0