Algas
1. Definir o que são algas.
São ervas marinhas, seres avasculares, que não possuem vasos condutores de seiva. 2. Como as algas podem ser encontradas?
Há 10 classes ou grupos gerais de algas, mas trataremos das 4 mais fáceis de reconhecer. Estas se encontram nos mares do mundo, desde a superfície até uns
60 metros de profundidade. Muitas se encontram nas costas rochosas agarradas nas pedras ou espalhadas pelas praias, tendo sido “desterradas” por tormentas ou alguma rede pesqueira.
3. Como é chamado o órgão de fixação do substrato? Que diferenças e semelhanças podem ser encontradas entre uma alga e uma planta?
Como notaram as algas estão firmemente apegadas às rochas, mas temos dito que não tem raízes. Esta parte se chama Hapterio, Rizóide, ou Disco Adesivo. Tem a característica de uma raiz, mas não absorve água para o uso da planta, sendo sua função a de manter a planta grudada à rocha.
4. Explicar porque há uma variação de tamanho entre as algas marinhas.
As algas variam em tamanho, segundo as células microscópicas há plantas unicelulares "Colonias gigantes" de até 20 metros de comprimento, isso ocorre principalmente pelo meio em que elas vivem, pH da água, minerais etc.
5. Citar, pelo menos, 4 grupos de algas marinhas. Depois fazer um quadro indicando ao lado de cada grupo o seguinte:
a) Nome popular
b) Nome científico
c) Estrutura (unicelular, pluricelular, ou ambos)
Nome científico
Cianophyta
Chlorophyta
Phaeophyta
Rhodophyta
Nome comum
Algas azul-verde
Algas verdes
Algas pardas
Algas vermelhas
Estrutura
Unicelular (1.500 espécies)
Ambas (6.000 espécies)
Multicelular (2.000 espécies)
Multicelular (4.000 espécies)
6. O que são diatomáceas?
As diatomáceas são um grupo de algas muito valiosas, mas microscópicas, por isso trataremos apenas superficialmente sobre elas. São algas unicelulares cobertas por uma "caixinha" de sílica. Quando a alga morre, a sílica não se decompõe, assim sendo estes "esqueletos"