Algas
Encontradas predominantemente em ambiente aquático, mas também em solo úmido; as algas podem apresentar somente uma ou várias células. Neste último caso, falamos que seu corpo é formado por um talo, que é um conjunto de células que não se diferencia em tecidos ou estruturas – tais como raiz, caule, etc.
Como já temos em nosso acervo o texto “Algas unicelulares”, aqui trataremos somente daqueles filos que abrigam organismos multicelulares, que são classificados da seguinte maneira:
- Filo Charophyta. Abriga as carofíceas; típicas de água doce. Elas são multicelulares; possuem clorofila a e b, além de caroteno e xantofilas; e armazenam amido. Sua parede celular contém celulose e, na maioria dos casos, também carbonato de cálcio. A coloração desses organismos varia entre o verde e o castanho.
- Filo Chlorophyta. Abriga as algas verdes, também chamadas de clorofíceas; encontradas em ambiente aquático e terrestre úmido. Elas podem ser uni ou multicelulares. Além disso, contêm clorofilas a e b, carotenoides e xantofilas; armazenam amido, e sua parede celular contém celulose. A coloração desses organismos varia em diferentes tonalidades de verde.
- Filo Chrysophyta. Abriga as algas douradas, também chamadas de crisofíceas; encontradas em água doce ou salgada. Elas, em sua maioria, são unicelulares; mas há espécies contendo mais de uma célula. Tais organismos possuem clorofila a e c e xantofilas e, além disso, armazenam óleos e também uma substância chamada crisolaminarina. Sua parede celular contém celulose, sendo que algumas espécies também apresentam dióxido de silício. A coloração desses organismos é dourada.
- Filo Phaeophyta. Abriga as algas pardas,